Diálogo sobre o que nos traz bem-estar para o corpo e mente
Cuidar de si mesmo é fundamental para que possamos cuidar de outras pessoas e do nosso planeta. Cuidar do nosso corpo e da nossa mente traz não somente benefícios físicos, mas também emocionais. Os ecossistemas criativos observados atuam nesse sentido ao receberem em seus espaços atividades que colaboram para a manutenção da saúde física e psíquica das pessoas.
Quanto às atividades físicas, identificamos a presença significativa de aulas de capoeira e yoga. Ecossistemas criativos como a Ocupação Pandorga, Assentamento 20 de Novembro, Aldeia, A Casa e Comuna do Arvoredo oferecem aulas regulares dessas modalidades. Em alguns casos é cobrado um valor mensal, em outros as aulas são oferecidas gratuitamente para a comunidade. Aulas de dança, de circo e de consciência corporal também foram mapeadas e são realizadas não só como atividade física, mas como uma forma de expressar emoções e sentimentos.
A prática de meditação e de comunicação não violenta demonstra um interesse por parte dos integrantes dos ecossistemas criativos em buscar um bem-estar que vai além do físico. Um bem-estar que proporciona tranquilidade emocional para lidar com os desafios da vida cotidiana.
Esta proposta baseia-se, portanto, em um diálogo sobre as maneiras que temos disponíveis para prevenir futuros problemas de saúde, para manter nosso corpo ativo e saudável e nossa mente em paz. As trocas entre os ecossistemas criativos poderiam disseminar as atividades atingindo um público maior que se beneficiaria de tais ações como as representadas na figura abaixo.

Quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, esta proposta de diálogo pode contribuir com:
Um dos princípios do manifesto The City We Need 2.0 (UN-HABITAT, 2016a) refere-se a uma cidade saudável, segura e que promove o bem-estar. No documento, o bem-estar está relacionado a atividades físicas e a uma alimentação saudável, mas também diz respeito a espaços públicos e verdes para a realização das mesmas por pessoas de todas as idades e por aquelas que possuem qualquer tipo de deficiência.